22.8.07

a ver se não esquecem: o que é ceifar

À atenção de JPP

21.8.07

Do Assholes Dream of Transgenic Popcorn?

Vista sob esta perspectiva, a coisa torna-se ainda mais insuportável.

As with all cereal grains, each kernel of popcorn contains a certain amount of moisture and oil in its starchy endosperm. Unlike most other grains, the outer hull, or pericarp, of the popcorn kernel is both strong and impervious to moisture, and the starch inside consists almost entirely of a hard, dense type. As the oil and the water is heated past the boiling point, they turn the moisture in the kernel into a superheated, pressurized steam, contained within the moisture-proof hull. Under these conditions, the starch inside the kernel gelatinizes, softening and becoming pliable. The pressure continues to increase until the breaking point of the hull is reached: a pressure of about 135 psi, or 9.1 atmospheres at a temperature of 180 °C. The hull ruptures rapidly, causing a sudden drop in pressure inside the kernel and a corresponding rapid expansion of the steam, which expands the starch and proteins of the endosperm into an airy foam. As the foam rapidly cools, the starch and protein polymers set into the familiar crispy puff.

Todavia, experimentem pensar nesta, digamos, magnífica orquídea de amido antes de esmurrarem o casal de grunhos da fila de trás.

escolha acertada




















Se você é excedentário do Ministério da Agricultura e pretende iniciar-se no cluster da pipoca, informe-se previamente no IPJ mais perto de si. O barato sai caro e há coisas fantásticas, não há?

20.8.07

actualidades (no intervalo do ratatui ou dos simpsons)



















(para ler em voz alta, se possível com a voz do saudoso Pessa)

Está a dar que falar nos areópagos internacionais o primeiro acto público de aliança cretino-camponesa realizado em Portugal desde os idos do Verão quente de boa memória.
A atenção do País e do Mundo virou-se para Silves esta semana, quando a antiga e já esquecida capital do Algarve recebeu de braços abertos ranchos de jovens d'aquém e além-fronteiras, que resolveram tornar mais proveitoso para o seu compatriota ou seu anfitrião sazonal o aparentemente inútil período balnear que a mocidade almeja ao longo de meses de estudo e mortificação escolar.

Há sempre nestas andanças da lavoura os recalcitrantes, que vêem num assomo de valentia apenas um gesto de duvidoso simbolismo e no amor à terra apenas a ceifa militante de um pobre hectare de milho transgénico. Mas embora a maçaroca tenha caído em saco roto, o mesmo não sucedeu à jornada laboriosa para a Nação, que despertou um coro de simpatia na região e nas próprias autoridades locais. As forças vivas do costume quiseram e souberam dizer "presente" e testemunhar com palavras de incentivo o mesmo apreço e confiança no progresso e no fomento nacionais com que no século XIII os seus egréjios avós vitoriaram nas margens do Arade a tropa cristã a soldo do Senhor Afonso III, o Bolonhês.

Já no fim da confraternização, um dos fautores da agremiação exprimiu de modo visionário a propagação manu militari a outras localidades: "Tem transgénicos? Vai abaixo. Mesmo Baleizão."

E esta, Senhor Dom Miguel?

17.8.07

Há coisas que têm de ser ditas

Sempre que vejo Marques Mendes na televisão, não consigo evitar imaginá-lo assim:

Sei que talvez seja doentio, mas sinto-me aliviado por partilhar finalmente com alguém.
Quererá isto dizer que não votaria nele para a presidência do PSD se me tornasse militante do partido (depois de receber alta do hospital após incidente cerebral grave)? Não, não quer dizer nada disso.

14.8.07

possível carta aberta de Brites de Almeida











Meu Caro José


Há 622 anos, neste mesmo dia, vinham longe os tempos do Santander, da Zara e do Corte Inglês. E, claro está, ninguém previa a Clínica dos Arcos nem a mudança da sua própria pessoa para Lanzarote. Mas deixe-me recuar um pouco.

Eu era grande, feia e muito forte. Nasci em Faro, os meus pais eram pobres e tinham uma taberna. Em vez de os ajudar, eu gostava era de vagabundear e andar à pancada. Quando fiquei orfã, aos vinte anos, vendi os poucos bens que herdei e fiz-me ao caminho.

(complete o leitor a carta)

9.8.07

É fodido não ter braços



Com o contributo precioso do Sr. Esfola.

8.8.07

diagonal (que não há quem faça como o Simão)

Um gajo começa a dar uma ajudinha para as auto-estradas e para os estudos de impacto ambiental e fica com a mania que não tem tempo (quem diz tempo diz outra coisa, porque às vezes nem é isso) para blogs. Por isso, e para não ouvir mais bocas do biko e do salustio (traidor!), agora fui ali a correr aos jornais online ver se se via (quantas pessoas já terão escrito "ver se se via"?) alguma coisa que...

Só que vai-se lá e é sempre o mesmo.

Público
Um nutricionista é o novo líder, por alegada exploração para interrupção pela força dos accionistas na Bélgica com dívidas ao fisco, e promete unir o país.

DN
Para poupar dinheiro, forças parlamentares confirmam morte de Madeleine.

Expresso
Berardo diz que o salário do primeiro ministro conquista a Ásia.

JN
Após perseguição policial, Cândido Barbosa vence vítimas de exploração laboral do BCP.

Correio da manhã
Milhares de doentes de Alzheimer em fúria, sem benefícios fiscais, provocam a morte do Presidente depois da derrota.

24 Horas
Pequena inglesa mandou Padre Lino Maia e um milhão de reservistas venezuelanos ao "America's Most Wanted".

New York Times
Belgian DNA kills 32 'militants' in Iraq.

The Guardian
There is too much butter on those trays.

El Pais
No, no señor: uno, dos, tres!