17.2.06

Contenção de despesas

Muita gente se interroga sobre a veracidade das alegações que atribuem às autarquias grande parte da responsabilidade no eterno descontrolo das despesas públicas. Perguntam se será mesmo possível que as autarquias gastem assim tanto e, a sê-lo, qual o destino dado ao dinheiro? Será que os autarcas o metem no bolso? Será que são todos corruptos? Para provar que não são, passo a explicar como é gasta uma boa parte do dinheiro.

Pela manhã, fui surpreendido por um aglomerado de funcionários camarários (não vou dizer qual é a Câmara para não ferir susceptibilidades) encarregues de aterrar um canteiro. De tal forma me pareceu desproporcionada a relação entre o número de funcionários e a dificuldade da tarefa que não resisti a guardar o momento para a posteridade.

Item 1

Image hosting by Photobucket

Eis quatro dos funcionários rodeando o canteiro. Um quinto aproxima-se depois de ter passado longos minutos numa conversa telefónica.

Item 2

Image hosting by Photobucket

Mas nem valia a pena o recém-chegado ter interrompido a conversa porque foi só mais um para ficar a olhar.

Item 3

Image hosting by Photobucket

Ora vamos lá a contá-los. Um, dois, três, quatro, cinco. Cinco funcionários mais três para conduzir a camioneta que trouxe a terra e um outro para conduzir a carrinha onde estes cinco viajaram. Note-se ainda que um dos funcionários parece ter como única função pilotar o carro de mão.

Item 4

Image hosting by Photobucket

O monte de terra era este. Um autêntico Evereste. O piloto do carro de mão, sobrequalificado para fazer qualquer outra coisa, aproveita para fazer uma pausa e acender um cigarro.

Item 5

Image hosting by Photobucket

Terminados os trabalhos, era necessário verificar que nenhum grão de terra ficasse fora do sítio. É o que faz o senhor com a pá. O outro não sei bem o que fazia mas parecia muito interessado em observar qualquer coisa no chão. Um entomólogo amador talvez?

1 Comments:

Blogger Alma opinou...

Gostei do documentário... :)

12:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home