24.3.05

Perfilados

No portal do governo (passe a publicidade), ainda que não seja quinta-feira, o primeiro-ministro reúne simpaticamente todos os ministros na mesma página.
Com excepção do número um, atestando a solidão terrível do poder, os dezasseis do décimo sétimo resolveram empilhar-se (por uma questão de design?) em inescrutáveis parelhas ministeriais. Assim, é preciso fazer scroll para apanhar o carro-vassoura da Cultura e dos Assuntos Parlamentares, esses sacrificados bottom-benchers do choque tecnológico: depois das Finanças e da Presidência, o governo mergulha, segundo a minha resolução de ecrã, num estado puramente virtual. Sinto que o velho Bispo de Berkeley teria aqui qualquer coisa para dizer. Mas adiante.

Ora acontece que, ao lado de cada fotografia e mesmo por baixo do nome, um link promete o respectivo perfil. Sendo o flagrante apanhado mais ou menos de frente, seria de esperar que a nova página acomodasse o visado na postura anunciada. Erro e desilusão de principiante: trata-se apenas da biografia.

É feio não cumprir o que se promete. Mas, acima de tudo, o País não pode ter dúvidas quando for convocado para a inevitável acareação. Por isso, ministros de frente, de perfil e, se nao se importam, de costas também. Já.