12.11.05

Hossana nas alturas

Vendo a "Festa a Luz," transmissão em directo pela RTP da procissão de consagração da cidade de Lisboa a Nossa Senhora de Fátima que os lisboetas não se têm cansado de exigir ao longo de anos (Têm, não têm? Com este aparato todo, é forçoso que sim) percebe-se que uma simples procissão, ainda que de grandes dimensões, serve para muitas coisas diferentes com uma polivalência pouco vista.

Serve para ocupar horas de emissão televisiva.

Serve para dar trabalho a Júlio Isidro.

Serve para Carmona Rodrigues aparecer e consolidar a imagem de "gajo que não é o Santana Lopes porque é popularucho e porreiro e até é devoto da Virgem."

Serve para o padre comentador de serviço fazer propaganda contra o aborto em jeito de pré-campanha para um referendo que se fará um dia.

Serve para Marta Leite de Castro fazer comentários óbvios e ocos mas, desta vez, na presença de uma santa.

Serve para transformar a televisão estatal em catequese das massas.

Serve também para mostrarmos ao mundo que, quando queremos, ainda conseguimos viver na Idade Média.

E, já agora, não deixa de ter uma certa piada, ver esta multidão beata a serpentear com velas na mão por avenidas da "República" e da "Liberdade."

Ámen.

1 Comments:

Anonymous Anónimo opinou...

É revelador do estado do "serviço público de TV" o facto de, no fim-de-semana, a RTP1 ter ocupado a antena com Fátima (exercicio óbvio de proselitismo, mascarado de "debate de ideias")e Futebol,(colagem absurda e histérica da RTP às accções de propanganda de Luiz Felipe Scolari. Ver,a propósito, as "entrevistas" deste ao canal público e as auto-promoções da RTP como a tv das selecções).
A.Pereira

3:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home