5.3.07

Museu Salazar

Se há-de um dia haver:
- uma rua Cavaco Silva;
- um estádio Alberto João;
- um bordel-museu Santana Lopes;
- uma rotunda Fátima Felgueiras;
- um feriado José Barroso;
- um infantário Maria Carrilho;
- uma biblioteca Rebelo de Sousa;
- ...

Por que raio não pode haver um museu Salazar?! É isso a liberdade (a que tanto se apegam os autores da petição [sem link] e algumas mentes eufóricas que pararam em 1977). A liberdade é poder-se dizer alto aquilo que antes não se podia pensar baixinho. A liberdade é poder-se ser pelo Mussolini, pelo Mao Tse-tung ou pelo W. Bush. É triste, mas é a liberdade.

Claro que a malta é livre de não concordar com este ou com aquele museu... mas, por favor, sem moralismos democráticos nem lápis azuis!

2 Comments:

Anonymous Anónimo opinou...

Claro que também deveria haver um museu dos "golpistas" da nossa praça; dos humoristas, dos "maricas"; dos gajos nunca vergaram a mola e levam a vida na melhor. Porque será que Salazar não deve ter um museu a honrar a sua memória! Os que não o desejam devem andar enceleirados de merda na cueca...O homem já não faz mal a ninguém; tão-pouco manda dar chanfalhada nos cornos aos lanzudos.

7:15 da manhã  
Blogger Irene Sá opinou...

Pois, porque não? Um museu que relate a vida e obra de Salazar: onde não deixem de estar presentes peças como o pequeno pedaço de papel onde Militão Ribeiro escreveu uma carta com o seu próprio sangue dias antes de morrer encarcerado, onde constem cópias das milhares de fichas dos presos políticos do fascismo, onde se passem os testemunhos das torturas, fotografias de como manifestantes eram regados com tinta para poderem ser identificados, cópias da legislação que dava protecção a monopólios, partes essenciais do discurso de Salazar a chamar traidores aos soldados que se renderam na Índia, etc.
... Talvez se devesse chamar antes de Museu Monstro Salazar.

Num país em que o ensino da História já foi apelidado de "perigoso" e onde tudo se faz para que a história do século XX português não chegue ao conhecimento dos jovens, um Museu Salazar que lhe limpe a imagem à conta do erário público vem mesmo a calhar

10:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home