14.8.07

possível carta aberta de Brites de Almeida











Meu Caro José


Há 622 anos, neste mesmo dia, vinham longe os tempos do Santander, da Zara e do Corte Inglês. E, claro está, ninguém previa a Clínica dos Arcos nem a mudança da sua própria pessoa para Lanzarote. Mas deixe-me recuar um pouco.

Eu era grande, feia e muito forte. Nasci em Faro, os meus pais eram pobres e tinham uma taberna. Em vez de os ajudar, eu gostava era de vagabundear e andar à pancada. Quando fiquei orfã, aos vinte anos, vendi os poucos bens que herdei e fiz-me ao caminho.

(complete o leitor a carta)

1 Comments:

Blogger André Campos opinou...

...
C´ os dinheiros arrebanhados, tomei a estrada de Mértola. Àquele tempo, não havia cá vias verdes pra ninguém, de molde que levei um tempo dos diabos para chegar adonde queria. Nisso, contudo, enrijeci as ancas e as nádegas, transpirei celulites e pontos negros, bronzeei-me nos dias soalheiros, lavei-me nos dias chuvosos, e a roupa foi-se-me rasgando nos braços e pernas e à volta da barriga. Plo caminho, cruzei-me nunca com homem ou bicho, ou sequer uma pensãozita de terceira categoria que tivesse algum espelho adonde me pudesse mirar, de maneiras que foi um choque do caraças a reacção que provoquei nos primeiros alentejanos com que me cruzei: apupavam-me d´ olhos arregalados enquanto empinavam os quadris, atirando-me coisas como "Que carcaça boa" ou "Queres cacete?". Isto foi totalmente inesperado para mim. Pensei: "Isto, porra, só pode ser um sinal do Senhor Deus!", e foi aí que senti no mais fundo do meu ser que o meu destino era ser Padeira!
Sabia que aquele lado do Tejo era um deserto e que precisava de ser empreendedora, dinâmica e ter disponibilidade de horários e viatura própria. Ouvi falar no micro-crédito e então fiz uma análise SWOT, usei a matriz de BCG e analisei com detalhe os Astros do Paulo Cardoso. Teorias de gestão e cartas tarológicas, tudo me gritava insistentemente uma só palavra: Aljubarrota.
Pus-me a caminho, não sem antes registar a patente da marca que desse dia em diante seria o meu sustento e o meu primeiro nome: Padeira de Aljubarrota.
...
(continue alguém a carta; cumprimentos ao Golpe)

12:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home