a regeneração continua
Foi curioso o ano de 1856 em Portugal: depois do tremor de terra no Algarve (Janeiro), da epidemia de cólera-morbo (Maio), da liberdade dada aos filhos de escravos nascidos no Ultramar, depois de atingirem os 20 anos (Julho), das manifestações em Lisboa contra o aumento do custo de vida, com tumultos e assaltos a lojas (Agosto) e do aumento do número de deputados de 156 para 162 (Setembro), inaugurava-se em 28 de Outubro o primeiro troço de caminho de ferro, entre Lisboa e o Carregado, primeira secção da linha de Leste, com uma extensão de 36 km.
Gravura apócrifa de Roque Gameiro sobre "O Regenerador", verdadeiro prodígio de velocidade para a época, que entusiasmou os cavalheiros e a Corte e assustou as senhoras com os seus silvos tecnológicos.
PS - À atenção do Ministério da Defesa: em 1856 foi também abolido o castigo de varadas no Exército, introduzido em Portugal em 1764, com os regulamentos do conde de Lippe.
Gravura apócrifa de Roque Gameiro sobre "O Regenerador", verdadeiro prodígio de velocidade para a época, que entusiasmou os cavalheiros e a Corte e assustou as senhoras com os seus silvos tecnológicos.
PS - À atenção do Ministério da Defesa: em 1856 foi também abolido o castigo de varadas no Exército, introduzido em Portugal em 1764, com os regulamentos do conde de Lippe.
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