14.1.06

título de grande verosimilhança 2



Não vale a pena procurar aqui e agora qualquer fantástica solução para o "teaser" da véspera. É verdade que o erro doméstico existe (é verdade que Sócrates também), mas o TGV indígena roda por agora apenas nas fantasias dos governantes e nas noites mal dormidas dos governados - o verdadeiro, o caro, o desejado, esse tem de apanhar-se na vasta Europa que começa em Badajoz.

Por isso, nesta como noutras situações, retornemos ao bom e velho princípio que dá pelo nome de “rasoura de Occam" - essa mesmo, a proverbial navalha que, longe de cortar a raiz ao pensamento, o apara justamente na direcção certa, para que não se entretenha a descarrilar. A melhor explicação é a mais simples. Simplesmente mora longe.

Sócrates errou, é um facto. Mas Sócrates, malgré lui, era(é?) só o programa informático que corria nos terminais das estações francesas para compra de bilhetes ou reserva de lugares no TGV. Sócrates, certamente corrompido, começou a irritar o viajante: ora ficava lento no seu cogitar, ora recebia o dinheiro e guardava para si, algures entre as linhas de código aos milhões, o bilhete devido ao gaulês.

Ignora-se como pagou Sócrates a ousadia. Com sorte, talvez tenha sido desligado temporariamente, um expediente que ainda funciona mal com wetware.
Mas isso, lamento, já não conta o Daniel Ribeiro no Expresso de 18 de Setembro de 1993.

Entretanto, adapte-se o título à vontade do freguês.