19.4.05

Zeitgeist

Sobre o "zeitgeist", palavra alemã que significa "espírito do tempo", dizia Goethe que as opiniões triufantes num período histórico acabam por definir o pensamento das pessoas que o habitam, mas sem que elas próprias se dêem conta disso. Giro, não é?

Não por acaso, vem à baila "zeitgeist" a propósito do nome que o novo Papa se atribuiu. Algum espírito está lá certamente, mas teme-se pelo tempo e pelo modo que o vão determinar. E até pelas circunstâncias em que pontificou o anterior Bento, o Papa da I Grande Guerra. À cautela, espreite-se a biografia de Giacomo della Chiesa.

1 Comments:

Blogger blogadict opinou...

Ora bem comecemos: 1º sou agnóstica assumida logo, posso dizer: 'são brancos que se entendam'; 2º conheço a figura há muitos anos (nop, nem de perto tenho a idade dele) e sempre o conheci com o nome de 'eminência parda' ou seja, quem puxa os cordelinhos lá 'naquela casaqueafinaléumestadodentrodeumacasamasqueregulamuitosbemmaioresedelongemenosricos';3º deram o maior tiro no pé da história do catolicismo,mas como disse 'são brancos que se entendam'isto porque, se o antecessor era tolerante e espantou milhões este, ortodoxo como é, acaba com a coisa em 3 tempos. Mas como disse e voltando a repetir 'são brancos, que se entendam'. Um abraço :)

11:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home